Um projeto artístico que pretende unir a arte da fotografia com a natureza animal e a cultura.
Explora a influência que as cores têm na perceção da imagem. Diretamente ligadas às emoções e sentimentos, as cores são fundamentais para a criação de uma interpretação.
Aborda ainda, o impacto das diferentes frequências de luz na arte, fazendo referência às mudanças no mundo artístico que ocorreram em meados do século XX, quando a cor passou a ser vista como um veículo de expressão, que abriu caminho a novas práticas criativas.
As fotografias desta obra, retratam animais selvagens em meio natural e em cativeiro. As imagens foram captadas na África do Sul (Kruger Safari Park – 2018) e em Portugal (Badoca Safari Park, 2018 e Jardim Zoológico de Lisboa, 2020) e modificadas com a intenção de atribuir à técnica do retrato um registo diferente, que pretende mostrar que o ser humano e a natureza, são um só.
A divisão entre os humanos e os outros animais é evidente na sociedade em que vivemos. Desvalorizamos constantemente as ligações entre a humanidade e o mundo natural.
“Espectro Visível”, é uma procura pela essência do universo animal.
Por esse motivo, o animal assume no retrato uma posição considerada humana, como um sujeito e não como um objeto. Isto desafia o espectador a olhar para o retrato de um animal da mesma forma que olha para o de uma pessoa. Pretende-se que uma relação de reflexão seja estabelecida entre o observador e a obra.
Espaço Espelho D'àgua - 2021
Espectro visível exposição
Entre os dias 4 e 18 de setembro de 2021, o Espaço Espelho d’Água, em Lisboa, recebeu a primeira exposição do projeto Espectro Visível. Durante uma semana, o público teve acesso à mostra, que foi amplamente elogiada pelos visitantes.
A exposição apresentou 13 imagens dispostas nas paredes do espaço, um livro contendo todas as fotografias e um vídeo que revelou os bastidores do projeto. Além disso, 5% do valor das obras vendidas foi destinado à conservação das espécies do Badoca Safari Park, no Alentejo. Também foram comercializados marcadores de livros feitos pela artista por 10€, cuja receita integral foi direcionada ao Oasis Hakuna Mipaka, na África do Sul, uma organização sem fins lucrativos dedicada à proteção animal e ao desenvolvimento de projetos globais para a preservação da fauna.
Posteriormente, a exposição foi exibida em outros locais:
- Galeria Mighty Mind – P.Varzim | Jan 2022 – Exposição fotográfica individual.
- Pavilhão 31 – Lisboa | Org. IADE | Mai 2022 – Exposição fotográfica coletiva.



























